TV é isso?: SKY causa revolta em fórums

Assinantes revoltados

Nos últimos meses, uma questão está sendo amplamente discutida em diversos fórums especializados de TV na internet.

A lei Federal 12.485/11 dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado. Nesse sentido, a mencionada norma legal tem por escopo a consolidação da regulamentação dos serviços de televisão por assinatura no Brasil, tratando de TV a Cabo, TV por satélite e outras modalidades desse serviço, definindo-os como de acesso condicionado, dada a sua natureza onerosa.(Fonte: Migalhas)

Dessa forma, 14 canais possuem carregamento obrigatório nas prestadoras de TV por assinatura, são eles: Globo, SBT, Record, Band, RedeTV!, CNT, MTV, MixTV, RBTV, TV Aparecida, dentre outros.

Destes 14, a SKY já carrega 6. Ou seja, mais 8 devem ser adicionados. Caso contrário, a SKY deveria retirar todos os canais abertos do seu line-up, o que seria totalmente inviável, já que isso acabaria com o SKY Livre, gerando prejuízos em receita para a empresa.

A SKY entrou com um pedido de dispensa do carregamento destes canais faltantes, alegando falta de espaço no satélite. Após analisar o pedido, a ANATEL recusou a proposta e deu um prazo de 10 dias para a SKY se adequar e passar a carregar os canais.

Veja o pronunciamento do conselheiro da ANATEL no caso, Marcelo Bechara: “A Sky alegou questões de inviabilidade técnica e econômica para justificar a não transmissão (chamado tecnicamente de “carregamento”) de canais obrigatórios. Ele informou ainda que a empresa precisa realizar a transmissão de mais seis canais obrigatórios para que cumpra a regras do setor.”

A SKY, porém, entrou com uma liminar, que impediu o cumprimento do caso até a decisão final do Juiz Federal.

Diante disso, a revolta. Veja:

  1 – SKY alega falta de espaço no satélite para adicionar os canais.

  2 – Com isso, ela fica impossibilitada de adicionar novos canais, já que isso iria derrubar o argumento da empresa.

  3 – Tão próximo da Copa das Confederações FIFA 2013, o grupo não conta com o único canal em HD que transmitirá o evento na TV paga, o SporTV HD. O que enfurece assinantes que usurfruem do pacote em alta definição da operadora. Muitos até já mudaram de operadora.

  4 – Muitos assinantes residem no interior. Diante disso, muitos não possuem acesso aos 14 canais do must-carry (carregamento obrigatório). Adicioná-los daria a oportunidade destes assinantes contarem com a programação dos maiores canais da TV aberta brasileira.

Concluo que, esse argumento da empresa de não ter espaço satelital comprova a falta de investimento e planejamento de uma gigante da TV por assinatura no Brasil, que é controlada pelo grupo DirecTV e Organizações Globo. São cerca de 5,25 milhões de assinantes. A empresa deveria ter previsto que a demanda por novos canais, principalmente em HD, iria aumentar, e muito. Deveria ter se planejado e se adequado tecnologicamente para encarar de frente essa demanda. Muitos assinantes irão cansar e “pular fora do barco”.

SKY – TV é Isso?

Anúncios

Um comentário em “TV é isso?: SKY causa revolta em fórums

  1. se a sky não tivesse espaço não colocariam o band sport 2 sd e hd essa invibialidade técnica da sky é so mentira para não comprir a cota dos 14 canais aberto a sky pensa que nois assinantes não entende o mesmo esta muito enganado nois entendemos muito bem

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s