Hoje no Globo Repórter (05/04/13): O Vietnã após as transformações

https://i1.wp.com/s2.glbimg.com/creQW5sIWm62C5gE-Osweg8Xp93SSFTSZ4VGeK3hpYP3tL9MBULKG9FDCXfMyOKs/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/03/27/gloria.jpg

Em abril, o ‘Globo Repórter’ completa 40 anos. Para comemorar a data o programa preparou quatro edições especiais que serão exibidas durante todo o mês de aniversário. 

A jornalista Glória Maria abre a temporada com uma reportagem especial no Vietnã, que vai ao ar na primeira sexta-feira de abril (05). “Vamos mostrar um país em transformação, que deixou o sofrimento com as longas guerras para trás. O Vietnã de hoje tem uma das economias de crescimento mais rápido da Ásia e quer se tornar uma nação desenvolvida em 2020”, adianta a repórter que, apesar de seus cerca de 20 passaportes preenchidos com as viagens a trabalho ao redor do mundo, ainda não conhecia o país.

Em sua aventura inédita pelo Vietnã, Glória visita Halong Bay, conhecida como “a baía do dragão que desce”. Eleita uma das sete novas maravilhas da natureza, a baía é formada por quase duas mil milhas com diferentes formatos que brincam com a imaginação dos visitantes. A jornalista desembarca nas vilas flutuantes para mostrar como é a rotina das famílias que vivem e trabalham sobre a água. O telespectador conhece ainda os mercados flutuantes, onde todos se encontram para comprar e vender seus produtos na água. Lá, as famílias pescam toneladas de peixes sem sair de casa: basta ir até a sala de casa e abrir um alçapão.

O programa desvenda ainda as peculiaridades da história e cultura do país. Em visita aos túneis de Cu Chi, a equipe de reportagens apresenta as estratégias adotadas pelo Vietnã do Norte durante os períodos de guerra. Esses locais eram usados como esconderijo dos soldados e para a preparação de armadilhas contra os inimigos americanos. E por falar em renovação e tempos de superação, os vietnamitas contam quais são suas tradições para a comemoração do ano novo. Para eles, que seguem o calendário lunar, o novo ano começou em fevereiro, e o ‘Globo Repórter’ acompanhou de perto a festa na casa de um funcionário público, que mostrou todos os rituais de passagem praticados no país, como as flores que trazem sorte e os presentes que eles levam para os entes que já faleceram.

No roteiro da viagem, estão ainda um passeio às gigantescas cavernas do Parque Nacional de Phong Nha-ke Bang, uma das maiores do mundo, e uma visita aos jogadores brasileiros que viraram ídolos do futebol vietnamita e estão ganhando muito dinheiro por lá. Para aqueles que acham que o trânsito brasileiro não é fácil, o programa mostra o desafio que é atravessar a rua no Vietnã, o país com milhares de motos espalhadas por suas ruas e até mesmo calçadas.

Anúncios

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s