Hoje na Sessão Brasil (01/04/13): 5x Favela – Agora por Nós Mesmos

https://i0.wp.com/s2.glbimg.com/xXGzZWZY2YYsiY6LD0uHOol9UnY=/s.glbimg.com/og/rg/f/original/2013/03/28/filme_2.jpg

Nesta segunda-feira, dia 1º de abril, a Sessão Brasil exibe ‘5x Favela – Agora por Nós Mesmos’  (2010), filme produzido por Cacá Diegues, dirigido por cineastas moradores de favelas e que reúne cinco histórias ambientadas em diferentes comunidades do Rio de Janeiro. A Rede Globo exibe o longa a partir de 2h33, horário de Brasília, logo após o Programa do Jô.

O longa reúne cinco episódios, de aproximadamente 20 minutos cada, que tratam diferentes aspectos da vida em suas comunidades. Em ‘Fonte de Renda’, Maicon (Sílvio Guindane)  passa no vestibular, mas não consegue arcar com as despesas com livros, alimentação e transporte. Ele fica tentado, então, a vender drogas para estudantes da faculdade para conseguir pagar suas contas. O segundo episódio, ‘Arroz e Feijão’, conta a história de uma família que come todo dia o famoso prato brasileiro e, no aniversário do pai, o filho Wesley (Juan Paiva) tenta comprar um frango de presente.

Na terceira história do longa, ‘Concerto para Violino’, três pessoas fizeram pacto de amizade na infância e, vinte anos depois, Jota (Thiago Martins) trabalha para o tráfico das drogas, Ademir (Samuel de Assis) se tornou policial e Márcia (Cintia Rosa) uma violinista. Em ‘Deixa Voar’, Flávio (Vítor Carvalho) deixa a pipa de seu amigo cair na favela rival e precisa ir buscá-la. Por fim, ‘Acende a Luz’, conta a história de uma véspera de natal sem luz no morro.

https://i1.wp.com/s2.glbimg.com/k0iPhxYuIN6H0ZsWiesTKbyY-fg=/s.glbimg.com/og/rg/f/original/2013/03/28/filme_3.jpg

O cineasta Cacá Diegues, que dirigiu o original ‘Cinco Vezes Favela’, de 1961, organizou oficinas profissionalizantes de audiovisual em comunidades cariocas e jovens cineastas  treinados e capacitados puderam mostrar o olhar do moradores de favelas em um longa-metragem. Projetos como a CUFA, da Cidade de Deus, o Nós no Morro, do Vidigal, o Observatório de Favelas, do Complexo da Maré, e o AfroReggae, de Parada de Lucas, participaram da produção do filme.

No elenco, Thiago Rodrigues, Marcello Melo, Roberta Rodrigues, Gregório Duvivier, Hugo Carvana, Cintia Rosa, entre outros. ‘5x Favela – Agora por Nós Mesmos’ venceu sete prêmios no Festival de Paulínia, incluindo os de melhor filme e melhor roteiro.

Anúncios

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s